Boa tarde, este post é para ajudar aos colegas docentes apresentando algumas formas eficazes de se trabalhar a expressividade da língua : Denotação e Conotação
Conceituando :
Denotação - é a palavra no seu sentido real, usual, do dicionário.
Ex: Eu vi a gata do vizinho comendo peixe.
O substantivo feminino concreto, gata, aqui está sendo empregada no seu sentido usual, afinal gata é um felino que se alimenta de peixe.
Conotação- é a palavra no sentido figurado, seu sentido é modificado no contexto. Uso uma palavra e desloco seu sentido, a linguagem figurativa é muito usado em textos literários e publicitários.
Ex: A gata da vizinha está bonita de vestido .
_ Olha que gata!
O substantivo feminino concreto, gata ,passou a se comportar como um elogio ou uma comparação. Ganhando um novo sentido, pois esta representando a mulher.
É de suma importância para o entendimento textual e para a produção textual que o discente compreenda estas duas formas de expressividade da língua. Não podem de fato esquecer estes conceitos básicos, pois são fundamentais na compreensão e escrita de qualquer gênero textual.
Vamos a aula ?
Plano de Aula: Denotação e Conotação
ÁREA LINGUAGENS E SEUS CÓDIGOS-
Objetivos: Compreender o uso da linguagem expressiva no sentido literal e figurativo
Identificar os diferentes discursos ;
Relacionar os tipos de discursos aos tipos textuais;
Escrever frases nos dois tipos de discurso
Tempo: 2 aulas
Metodologia: Aula expositiva e conversa com os alunos , leitura de textos diferentes
Material: Caixa de papelão imagens, lápis, caderno, quadro e texto.
Passo 1: Ler dois textos distintos ( os quais hajam presença de denotação e contação). Procure por dois textos que tenha os mesmo substantivos, mas que estejam empregados de forma diferente . Para que os alunos consigam diferenciar.
Passo 2: Explicar os conceitos Denotação e Contação, já deixe circulado no texto os exemplos para que assim a sua aula tenha mais relevância.
Passo 3: Atividades
JOGO SENTIDO D & C
Em uma caixa preta com interrogação coloque algumas imagens, como exemplo: bola, gato, manga e outros que puder.
CADA ALUNO DEVE TIRAR UMA IMAGEM.
Mostrar para a turma e assim a turma deve produzir uma frase no sentido Denotativo e Conotativo. Vence que tiver o maior número de frases coerentes.
PREPARE UM BRINDE PARA ESTE ALUNO.
MAS NÃO DEIXE DE ELOGIAR OS OUTROS ALUNOS QUE PARTICIPAREM.
Passo 4: Atividade de reforço
Atividade de casa: Você pode preparar um exercício ou utilizar o livro, mas pode continuar o desafio do jogo em casa.
Desafie os alunos a escreverem um texto onde usem uma mesma palavra no sentido denotativo e conotativo.
Gostou? Se inscreva aqui para receber notificações com mais projetos e conteúdos. É de graça.
Assim você ajuda manter o Blogger.
Comente aqui!
Assim ao vídeo com a explicação do o conteúdo! Me siga no canal!
Abraços Literários da Rê!