Olá, Professores, pesquisadores e amantes da literatura.
Este projeto foi desenvolvido nas turmas do 2 º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola da Rede Estadual em São Gonçalo. Tem por objetivo principal mostrar aos alunos a recorrência e a atemporalidade dos clássicos e a influência nas obras contemporâneas. Vamos lá, para o passo a passo:
Este projeto foi desenvolvido nas turmas do 2 º e 3º ano do Ensino Médio em uma escola da Rede Estadual em São Gonçalo. Tem por objetivo principal mostrar aos alunos a recorrência e a atemporalidade dos clássicos e a influência nas obras contemporâneas. Vamos lá, para o passo a passo:
Tempo de aplicação: 4 aulas de 50 minutos.
Local: Sala de aula, sala de leitura e pátio.
Objetivos: Delimitar O Modernismo de 30 e a Geração de 40 e 45; Conhecer e reconhecer os principais autores e poetas da época; Citar as características da Segunda Fase do Modernismo; Levantar trechos das obras dos autores e poetas da época; Debater os assuntos levantados nas conversas informais; Criar cartazes sobre o período literário para serem expostos; Organizar e participar da feira literária .
Recursos: Livros, papel 40 kg, figuras, notebook, projetor entre outros. Deixe seu aluno usar a criatividade!
Estratégia: Comece o assunto falando das obras atuais, das obras preferidas dos seus alunos e trace um paralelo com as obras da Segunda Fase do Modernismo.
Aula Inicial: Conversa informal sobre o tema.
1º Passo: Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade " Os ombros suportam o mundo"
Os Ombros Suportam o Mundo
Carlos Drummond de Andrade
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.
Aponte os principais fatos acontecidos em 1940: o Nazismo, Fascismo e a Guerra. No Brasil o Estado Novo entre outros. Levante questões pertinentes ao mundo adolescente baseando-se no Filme e Romance " Jogos Vorazes" de Suzanne Collins, pois é importante situar os alunos em seu tempo e fazê-los pensar em fatos dos passado. Faça perguntas que os levem a encontrar a relação do livro com a época do Modernismo. A questão da guerra apresentada no filme, do poder da capital e da imprensa. Faça com que os alunos percebam todas as situação presentes no Romance e também nos fatos históricos no poema lido de Drummond.
2º Passo: Após a conversa inicial aponte a importância da Literatura para a sociedade e para a Língua. Segundo Tereza Colomer " A literatura não é um luxo!" Pois ela está presente no nosso dia-a-dia: nos enredos telenovelistas , nos roteiros de filmes, nas letras de músicas e poemas entre outros. Peça que cada aluno fale o seu filme preferido, comete um pouco sobre estes filmes. Faça com que eles delimitem o espaço da Literatura e sua função.
3º Passo: Depois delimite os temas e divida a turma em grupos de acordo com os romancistas e os poetas selecionados abaixo.
3.1 Primeira Fase do Modernismo :
Para relembrar a 1ª Fase do Modernismo que ocorreu no período de 1922 a 1928. Com início na Semana de Arte Moderna em São Paulo. Lembre os principais autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e outros.
3.2 Segunda Fase do Modernismo ( Romance de 30):
Caracterizou-se sobretudo pela predominância romancistas. A Segunda fase teve início em 1928. Desenvolve-se o moderno romance regionalista e na década de 30 surge o romance introspectivo de tratamento psicológico, bem como o romance urbano.
Principais romancistas: Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queirós, Jorge Amado.
Principais poetas e poetisas: Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles.
3.3 Literatura de 40 e 50:
Em 1940 surgiram novos poetas que procuravam uma poesia pitoresca e coloquial. Este grupo de poetas foram conhecidos como " Geração de 45".
Poeta: João Cabral de Melo Neto.
Romancistas: Clarice Lispector, Guimarães,
Descrição do trabalho: Os alunos devem levantar a biografia do autor(a) ou poeta/poetisa, levantar as principais obras, poemas, apontar as características das obras, selecionar um trecho ou poema para ser lido, montar um cartaz com imagens e os fatos relevantes pesquisados. Peça que eles encontrem obras contemporâneas que conversem com as obras do período Modernista.
4º Passo: Exposição dos trabalhos sobre os autores e organização da feira literária com sarau e apresentações para escola.
2º Passo: Após a conversa inicial aponte a importância da Literatura para a sociedade e para a Língua. Segundo Tereza Colomer " A literatura não é um luxo!" Pois ela está presente no nosso dia-a-dia: nos enredos telenovelistas , nos roteiros de filmes, nas letras de músicas e poemas entre outros. Peça que cada aluno fale o seu filme preferido, comete um pouco sobre estes filmes. Faça com que eles delimitem o espaço da Literatura e sua função.
3º Passo: Depois delimite os temas e divida a turma em grupos de acordo com os romancistas e os poetas selecionados abaixo.
3.1 Primeira Fase do Modernismo :
Para relembrar a 1ª Fase do Modernismo que ocorreu no período de 1922 a 1928. Com início na Semana de Arte Moderna em São Paulo. Lembre os principais autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade e outros.
3.2 Segunda Fase do Modernismo ( Romance de 30):
Caracterizou-se sobretudo pela predominância romancistas. A Segunda fase teve início em 1928. Desenvolve-se o moderno romance regionalista e na década de 30 surge o romance introspectivo de tratamento psicológico, bem como o romance urbano.
Principais romancistas: Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queirós, Jorge Amado.
Principais poetas e poetisas: Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles.
3.3 Literatura de 40 e 50:
Em 1940 surgiram novos poetas que procuravam uma poesia pitoresca e coloquial. Este grupo de poetas foram conhecidos como " Geração de 45".
Poeta: João Cabral de Melo Neto.
Romancistas: Clarice Lispector, Guimarães,
Descrição do trabalho: Os alunos devem levantar a biografia do autor(a) ou poeta/poetisa, levantar as principais obras, poemas, apontar as características das obras, selecionar um trecho ou poema para ser lido, montar um cartaz com imagens e os fatos relevantes pesquisados. Peça que eles encontrem obras contemporâneas que conversem com as obras do período Modernista.
4º Passo: Exposição dos trabalhos sobre os autores e organização da feira literária com sarau e apresentações para escola.
Projeto criado por Renata Stefânia ( graduada em Letras pela UERJ-FFP).
Boa aplicação do projeto! Beijos!