quarta-feira, 29 de março de 2017

Projeto: O pequeno príncipe para turmas do Fundamental II .



 Caro professor (a), 

    Este projeto tem como maior objetivo desenvolver a empatia pelo próximo e também habilidades 
no campo da escrita, leitura e interpretação. O projeto tem duração de três meses, pois nas minhas turmas do 6 º ano ele está sendo aplicado apenas na terça-feira e as aulas tem duração de apenas 50 minutos, porém o projeto é flexível. 
   Irei disponibilizar o projeto aos poucos aqui no Blogger; acompanhe.

Projeto  “ O Pequeno príncipe” de Antoine Saint Exupéry


Disciplinas: Literatura infanto-juvenil, redação e produção textual. 

Duração: 3 meses

Tempo: 50 min cada aula 

Recursos: livro, folha, cartolina, lápis, lápis de cor entre outros. 

Objetivos: Desenvolver a empatia pelo próximo; 

Identificar as principais falhas que cometemos ao longo da nossa vida para corrigi-las; 

Aflorar sentimentos como solidariedade, respeito, união, amizade, paz, amor entre outros; 

Conhecer e Ler a obra de Antoine Saint Exupéry; 

Conversar sobre os principais temas presentes no livro; 

Produzir parágrafos, textos, cartazes e pinturas sobre a obra. 

Situação inicial 

 Levantar junto aos alunos que conhecimento elels tem a respeito da obra que será trabalhada em sala. Fazer um breve resumo do livro para os mesmos. 
Pedir para os alunos que tem o livro em casa para que eles levem o livro pra sala ou levá-los à sala de leitura ou biblioteca da escola. 

1ª Aula- 

Leitura do primeiro e segundo capítulo em voz alta. Se possível divida a leitura entre os alunos, para que eles possam participar. A medida que o professor (a) achar necessário ele deve parar para fazer as observações com a turma. Sempre estimulando a interpretação. 
1 º e 2º capítulo: pgs. 7 à 13. 

Atividade de casa: 

Pesquisa: a biografia do autor Antoine Saint Exupéry. 

2ª Aula- 

      Leitura das páginas 18 à 19 em voz alta. 
Se possível divida a leitura entre os alunos, para que eles possam participar. A medida que o professor (a) achar necessário ele deve parar para fazer as observações com a turma. Sempre estimulando a interpretação. 

Atividade de casa: 

Responda: 

A) Quem mora no asteroide B-612? 
B) Como era o asteroide B-612?  
C)  Quem descobriu o asteroide B-612?
D) Como era o principal habitante do B-612?  
E) Quem narra a história do pequeno príncipe? 

Fotos do desenvolvimento do projeto: 
















Autoria do projeto: Profª. Renata Stefânia ( formada pela UERJ- FFP 2016). Projeto sendo desenvolvido em uma rede particular de ensino em São Gonçalo. 
Se gostou curta e não esqueça de fazer referência se for usar este projeto. 

LinkWithin