quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Projeto Riquezas do Brasil: Folclore.


Olá, professores e professoras; estudantes e amantes da literatura. 

       Agosto é o mês de evidenciar a riqueza cultural do nosso país. O Folclore é nada menos que o conjunto de tradições herdadas pelo povo, como: lendas e parlendas; adivinhas, provérbios ou ditados populares; brincadeiras e brinquedos; cantigas de roda e danças; trava-línguas entre outros. 
     Visando a ampliação do conhecimento dos educandos da cultura popular foi criado o projeto Riquezas do Brasil que abrange as turmas do Ensino Fundamental II. Nas disciplinas de Produção Textual e Redação, mas com tamanha riqueza cultural, outras disciplinas também podem implementar este projeto. 
    O projeto foi desenvolvido nas turmas do 6º ao 9º ano em uma escola da rede particular de ensino em São Gonçalo-RJ. 

Duração: 2 meses ( julho/agosto) 
Objetivos: Conhecer e reconhecer a cultura brasileira como aspecto de identidade pátria; 
                  Observar a linguagem oral e escrita em consonância com os gêneros textuais apresentados pelo professor;
                   Compreender a força da oralidade na construção cultural em nosso país; 
                    Aprender a respeitar as diferentes manifestações culturais, religiosas e outros. 
                    Interagir e aprender a trabalhar em grupo; 
                   Elaborar e  apresentar o trabalho final para turmas da Educação Infantil. 
Estratégias: Apresentar algumas lendas, parlendas, cordel, brincadeiras e cantigas para os alunos. Fazer com que eles participem das atividades para assim compreenderem melhor a cultura. O data show também será utilizado para reprodução de fotos, textos e outros.
Material: livros, revistas, data show e outros. 
Avaliação: Observação da culminância do projeto e do desempenho de cada aluno. 

Turmas do 8º e 9º ano

 Projeto Lendas

    Cada grupo escolherá uma lenda para ser produzida uma peça ou encenação, neste momento o professor de produção textual poderá trabalhar os gêneros: lendas e texto teatral sinalizados as principais características de cada gênero. Pois os alunos terão que transformar a lenda em um texto para ser encenado, ou seja em um texto teatral. Também terão que produzir o figurino, cenários e adereços necessários para apresentação. 
Lembrando que o trabalho será apresentado apenas para as turmas de Educação Infantil. O professor dará as orientações básicas e acompanhará o processo de criação de cada grupo. 

Veja algumas imagens: 

A turma do 9º ano encenou a lenda " O Negrinho do Pastoreio"  que traz a discussão do racismo, do trabalho e exploração  infantil. Os alunos escolheram como recurso o teatro de sombras. 
Recortaram as imagens em cartolina preta e colaram no quadro branco colocando luzes pra ampliar as imagens a medida que o narrador e personagens iam falando. 


O Fazendeiro e o menino. 

O Grupo do 8º ano encenou a lenda da "Iara" a mãe d'água a famosa sereia de voz encantadora e sedutora, responsável por naufrágios de barcos e mortes de muitos homens. Eles contaram a história do surgimento da Iara.O grupo também usou como recurso o teatro de sombras.




Um pequeno vídeo com uma parte da peça. 

Aos poucos vou postando os outros trabalhos apresentados pela outras turmas. Espero que tenha gostado. Me siga e compartilhe este post! Beijos! 



LinkWithin