Olá, professores e professoras; estudantes e amantes da literatura.
Agosto é o mês de evidenciar a riqueza cultural do nosso país. O Folclore é nada menos que o conjunto de tradições herdadas pelo povo, como: lendas e parlendas; adivinhas, provérbios ou ditados populares; brincadeiras e brinquedos; cantigas de roda e danças; trava-línguas entre outros.
Visando a ampliação do conhecimento dos educandos da cultura popular foi criado o projeto Riquezas do Brasil que abrange as turmas do Ensino Fundamental II. Nas disciplinas de Produção Textual e Redação, mas com tamanha riqueza cultural, outras disciplinas também podem implementar este projeto.
O projeto foi desenvolvido nas turmas do 6º ao 9º ano em uma escola da rede particular de ensino em São Gonçalo-RJ.
Duração: 2 meses ( julho/agosto)
Objetivos: Conhecer e reconhecer a cultura brasileira como aspecto de identidade pátria;
Observar a linguagem oral e escrita em consonância com os gêneros textuais apresentados pelo professor;
Compreender a força da oralidade na construção cultural em nosso país;
Aprender a respeitar as diferentes manifestações culturais, religiosas e outros.
Interagir e aprender a trabalhar em grupo;
Elaborar e apresentar o trabalho final para turmas da Educação Infantil.
Estratégias: Apresentar algumas lendas, parlendas, cordel, brincadeiras e cantigas para os alunos. Fazer com que eles participem das atividades para assim compreenderem melhor a cultura. O data show também será utilizado para reprodução de fotos, textos e outros.
Material: livros, revistas, data show e outros.
Avaliação: Observação da culminância do projeto e do desempenho de cada aluno.
Turmas do 8º e 9º ano
Projeto Lendas
Cada grupo escolherá uma lenda para ser produzida uma peça ou encenação, neste momento o professor de produção textual poderá trabalhar os gêneros: lendas e texto teatral sinalizados as principais características de cada gênero. Pois os alunos terão que transformar a lenda em um texto para ser encenado, ou seja em um texto teatral. Também terão que produzir o figurino, cenários e adereços necessários para apresentação.
Lembrando que o trabalho será apresentado apenas para as turmas de Educação Infantil. O professor dará as orientações básicas e acompanhará o processo de criação de cada grupo.
Veja algumas imagens:
A turma do 9º ano encenou a lenda " O Negrinho do Pastoreio" que traz a discussão do racismo, do trabalho e exploração infantil. Os alunos escolheram como recurso o teatro de sombras.
Recortaram as imagens em cartolina preta e colaram no quadro branco colocando luzes pra ampliar as imagens a medida que o narrador e personagens iam falando.
O Fazendeiro e o menino.
O Grupo do 8º ano encenou a lenda da "Iara" a mãe d'água a famosa sereia de voz encantadora e sedutora, responsável por naufrágios de barcos e mortes de muitos homens. Eles contaram a história do surgimento da Iara.O grupo também usou como recurso o teatro de sombras.
Um pequeno vídeo com uma parte da peça.
Aos poucos vou postando os outros trabalhos apresentados pela outras turmas. Espero que tenha gostado. Me siga e compartilhe este post! Beijos!